Ansiedade pré-viagem: como conseguir economizar!

Postado por Administrador Cadê a Gi? em

Oi viajantes,

Como já disse pra vocês, eu realmente amo viajar. E parece um "vício" mesmo. Quanto mais eu viajo, mais quero viajar. E, com o tempo, fui aprendendo com meus erros e ansiedades de viagens, principalmente as de avião.

Por isso resolvi escrever sobre eles e de como fui melhorando aos poucos. Ainda preciso evoluir muito? Claro! Mas estamos nesse vida pra isso, né? 

1 - Gastos extras:

Há milhões de informações na internet que podem te levar a gastar demais com coisas que não são necessárias numa primeira viagem ou gastar errado. Ler blogs, ver vídeos é excelente, mas cuidado com a quantidade de ofertas. Isso pode te induzir a comprar acessórios que você só vai usar uma vez pra depois nem olhar mais. Pense em quantas outras viagens você realmente usará o produto antes de comprá-lo. 

Lembrem-se que objetos ocupam espaço e, principalmente, pesam! Hoje em dia, com as bagagens sendo cobradas pelas companhias aéreas e, com o valor do peso excedente sendo quase o valor da sua passagem, não vale a pena extrapolar.

Comprar sapatos novos para viajar pode ser problema. Se você vai andar bastante, tem que ser um sapato já amaciado. Senão, no meio do dia seu pé estará pedindo arrego!

Levar chapéus lindos e gigantes para a praia, é maravilhoso, mas geralmente lá na praia você verá um monte de chapéus lindos e maravilhosos, então deixa pra comprar por lá. Será mais uma lembrança de sua viagem.

Se você não tem mala, deixe para comprar depois que tiver comprado a passagem e definido o roteiro  Isso porque, dependendo da companhia, você terá direito a uma mala de 23kg ou uma de 32kg. A diferença de peso é grande.

Também é importantíssimo ver o roteiro. Se você for pegar vôos internos, provavelmente não terá direito à bagagens de 32kg. Ou pegar trens, onde é difícil de carregar bagagens grandes. Então, como você vai fazer? Nesses casos, o melhor é levar a mala de 23kg desde o início.

Lembre-se: quanto mais e maior a bagagem, mais e maior será seu trabalho para carregá-la, arrumá-la e desarrumá-la em cada parada de hotel, em cada voo, em cada transfer.

2 - Passagem:

A passagem deve ser comprada no momento certo.  E pra isso devemos pesquisar muito. Quanto mais se pesquisa, mais conhecimento dos valores das passagens temos e, quando a oferta surge, saberemos se é um bom momento ou não para clicar no botão de compra.

Comprar uma passagem com 12-10 meses de antecedência não é garantia de que se estará fazendo um bom negócio. As companhias aéreas jogam com os valores das passagens de acordo com o tempo de antecedência do voo. Existe um quadro com a regrinha do melhor momento de se comprar a passagem, de acordo com o destino (nacional ou internacional). Essa dica eu sempre sigo e espalho o máximo possível para os amigos. É do site Melhores Destinos, veja acima ou clica aqui:

Se eu ainda não comprei a passagem para meu destino com alguma oferta, eu me mantenho firme no período descrito para esperar o melhor momento de compra. Exemplo: vou viajar para Paris no Natal, em Dezembro. Eu sei que Natal é período de alta temporada. Então eu tenho que comprar a passagem entre final de Agosto e final de Outubro. 

O que eu faço? Começo a pesquisar desde o início de Junho passagens para Paris no período que quero ir viajar. Nessa fase vou apenas me familiarizando com o valor das passagens. Quando estiver dentro do período de 120 a 60 dias antes da viagem, eu fico verificando os valores todos os dias. Se eu sei quanto está sendo cobrado e, quando aparece um valor melhor, aí sim eu compro. Porque também é isso: passagem aérea, se viu um bom preço, compre. Do contrário, acaba rapidinho! Por isso é preciso saber o que é um bom preço.

3 - Flexibilização de datas:

Ter datas flexíveis também ajuda muito. Exemplo: eu quero passar o Carnaval num resort perto de Salvador. Vou ver passagens indo na sexta e voltando na quarta, como 99% das pessoas. Só que geralmente os valores são muuuuito melhores indo no domingo e voltando na sexta! Sabia? Então eu geralmente viajo nos Carnavais indo no domingo e voltando na sexta. Garanto meu feriado numa boa, gastando bem menos.

Tem a situação das férias também. Geralmente iniciamos as férias do trabalho numa sexta-feira. Aí a tendência é pesquisar as passagens para sábado. Só que vale e muito comparar se uma passagem no domingo ou na terça não seria mais barata. As vezes a diferença de um dia pode significar muita economia.

4 - Flexibilização de destino:

Exemplo: Eu quero passar o Ano Novo em Nova York, mas se ao invés de fazer Rio-NY, estiver mais barato fazer Rio-Washington? Então, vale pensar: por que não conhecer Washington? Passar 2 dias lá, depois pegar um trem de 3 horas e chegar em NY? 

Foi o que fizemos no início desse ano e deu super certo. Foi uma economia de R$7.000,00 para 2 adultos e 1 criança! Claro, que também esperei a hora certa, o dia mais propício e no momento de clicar o botão da compra foi emocionante. Tive taquicardia e tudo. Foi tão forte, que lembro da sensaçao até agora, rs. 

5 - Ansiedade:

Esses pontos todos listados são causados pela ansiedade da viagem. Pela pressa de ticar do planejamento a atividade como feita. Só que isso pode te fazer gastar muito mais com as viagens do que o necessário. Deixe para gastar com o que realmente importa e no melhor momento para cada atividade de seu planejamento.

Sem esquecer do fato que a ansiedade pode até afetar a sua saúde, não fique doente por um mau planejamento de viagem. Aprenda a se planejar. A cada item ticado na hora certa, você se sentirá mais confiante, menos ansioso, gastará menos e viajará muito mais leve.

Então, se você tem uma viagem pela frente, procure ler sobre o destino, ver séries de TV sobre o local, entender a cultura, a história. Porque, assim, você enxergará seu destino de uma forma muito mais completa e verá lugares que farão mais sentido com um pouquinho de conhecimento. E, com toda essas informações, a sua viagem começará muito antes de pegar o avião! 


Compartilhe esta postagem



← Postagem anterior Postagem seguinte →


  • Obrigada pelas dicas…mt boas

    GeraL.G.Prado em
  • Vou salvar esse post para ler antes de todas as viagens. Sou mega ansiosa rsrsrs

    Alessandra em

Gostou? Deixe um comentário 😉

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. A data de publicação será a data de aprovação.