Dicas de hotéis fazenda perto do Rio: parte I

Postado por Administrador Cadê a Gi? em

Oi Viajantes,

Aqui em casa, a gente frequenta hotel fazenda mesmo antes do Bernardo nascer. Fomos a vários deles com o grupo do trabalho. Depois que o Bê chegou, comecei a organizar para ir com o grupo da creche e, agora, com o grupo do colégio também. Porque hotel fazenda em grupo é muito legal.

Com base nas vivências que tive frequentando hotéis fazenda, decidi fazer aqui no blog uma série de postagens descrevendo essas experiências, de forma a tentar ajudar quem está pensando nesse tipo de passeio.

Mas vale lembrar que as dicas e percepções que estarei passando a vocês são do período das nossas estadias. Então, algumas coisas podem ter mudado. Também listo só os hotéis que fomos há menos de 8 anos atrás, já com a visão hotel fazenda com criança. Porém, geralmente quando o hotel é bom, o padrão permanece o mesmo por anos e anos...

Como são 20 Hotéis Fazenda ou no estilo de Fazenda perto do Estado do Rio que farei as resenhas, resolvi quebrar em 4 posts com 5 hotéis em cada, para não ficar muito massante.

Para ver todos os hotéis dos demais posts é só clicar: post IIpost III e post IV

Serão os seguintes hotéis a serem comentados em todos os 4 posts: 

1) Hotel Fazenda Cascatinha – Piraí - 120 km
2) Hotel Fazenda Folhas Verdes – Vassouras - 127 km
3) Fazenda Ponte Alta – Barra do Piraí - 119 km
4) Haras Morena Resort – Matias Barbosa - 174 km
5) Pousada Acalanto - Conservatória - 152 km
6) Hotel Fazenda Parador Maritacas - Barra do Piraí - 113 km
7) Hotel Fazenda Ribeirão - Barra do Piraí - 129 km
8) Hotel Fazenda Rochedo - Conservatória - 152 km
9) Hotel Fazenda Arvoredo - Barra do Piraí - 116 km
10) Hotel Vila Verde - Em Friburgo - 149 km
11) Hotel Solar Fazenda do Cedro - Areal - 102 km
12) Resort Hotel Fazenda Gamela - Cantagalo - 201 km
13) Hotel Fazenda São Moritz - Teresópolis - 143 km
14) Hotel Fazenda Pedras Negras - Lavras - 102 km
15) Resort Le Canton – Teresópolis - 122 km
16) Eco Resort Vassouras – Vassouras - 182 km
17) Hotel Pesque e Pague Lagos do Vale - Quatis - 159 km
18) Hote Fazenda Caluje - Paulo de Frontin - 103 km
19) Pousada Suarez - Penedo - 185 km 
20) Hotel Serra Verde - Pouso Alto - 259 km
* a quilometragem foi pesquisada com ponto de origem o bairro de Botafogo - RJ

 

Seguindo aos 5 primeiros hotéis: 

1) Hotel Fazenda Cascatinha
2) Hotel Fazenda Folhas Verdes
3) Fazenda Ponte Alta
4) Haras Morena Resort
5) Pousada Acalanto

 

1) Hotel Fazenda Cascatinha – Piraí - 120 km

É um excelente hotel para crianças. Tem uma recreação de primeira, muito animada, dividida por faixas etárias. A comida é bem caseira, muito gostosa e tem tudo que criança gosta. O hotel é grande sem ser enorme.

Os quartos são espaçosos, limpos e confortáveis. São três tipos de categorias: os chalés, bem simples e com preços mais em conta; a área do Solar - onde estão os apartamentos e a área dos bangalós. Sobre os bangalôs, eles têm bom tamanho, são um pouco rústicos, o banheiro poderia ser melhorzinho, mas não chega a atrapalhar o fim de semana.

As piscinas já eram uma delicia, mas ouvi falar que está com uma piscina aquecida maior e mais legal ainda. Tenho que voltar pra experimentar.

As crianças se divertem a beça no caminho até a fazendinha e mais ainda lá. A recreação faz questão de empolgar a turma toda. Esse com certeza é um ponto de altíssimo valor desse hotel.

Super recomendamos a visita. Vale muito a pena.

 

 

2) Hotel Fazenda Folhas Verdes – Vassouras - 127 km

É um bom hotel, pequeno em relação a outros hotéis fazenda, mas é bem justo pelo oferecido x valor cobrado.

Os quartos novos são excelentes, mas como ficam num terreno mais elevado, exige que se suba e desça vários degraus para ir da piscina, fazendinha, restaurante até o quarto. Um fato a se avaliar quando vamos com crianças em fase de uso de carrinhos de bebê.

A piscina é pequena, mas atende ao número de quartos/hospedes. A fazendinha também não é muito grande, mas para uma criança pequena, foi muita diversão. O hotel tem um lago com pesque e largue para brincar.

A comida é gostosinha, mas sem muitas variedades. Deixou um pouco a desejar.

Enfim, é um hotel com valor bem justo ao que oferece. Mas não crie expectativa muito alta, é um hotel simples.

 

 

3) Fazenda Ponte Alta – Barra do Piraí - 119 km

É uma fazenda mesmo, naquele estilo que a gente vê nas novelas de época. Só para se ter uma ideia do tamanho desse hotel, são em torno de 2km de estrada de terra desde a entrada/porteira da fazenda até a recepção. A casa grande, com móveis rústicos de madeira pesados e fortes, nos remete à fase de prosperidade da região do Vale do Paraíba e do ciclo do café. A área do cafezal, a área das senzalas e uma fazenda inteira para andar a cavalo, caminhar, correr pelo gramado, todo espaço de sobra pra curtir desde a chegada até a saída.

Alguns quartos são gigantescos, muito, muito grandes mesmo. Eram as antigas senzalas da fazenda. A princípio essa palavra pode causar desconforto ou medo, dormir no local onde os escravos ficavam… mas é um ambiente bem relaxante e leve. Nenhum “espírito do além” veio nos incomodar em todas as vezes que estivemos lá rs.

O local das refeições é formado por grandes mesas comunitárias e, como a fazenda tem poucos quartos, os hospedes interagem e trocam experiências. A sensação que sempre tivemos no Ponde Alta  é de que estamos hospedados na fazenda de amigos.

Soma-se a tudo isso uma biblioteca enorme com livros bem raros de épocas importantes do nosso país. Muitos livros de história, fotos e arte. Super charmosa e atrativa, a biblioteca é garantia de uma atração a mais pra depois da janta ou em dias de tempo chuvoso.

Aos finais de semana é apresentado um sarau maravilhoso, onde os funcionários se vestem de barões e baronesas e representam a história nos contando uma noite da vida da época. Muito interessante.

Não tem muitos atrativos diretos para as crianças, mas é uma aula de história a cada piscar de olhos.

 

 

4) Haras Morena Resort – Matias Barbosa - 174 km

O hotel é fantástico. Quartos enormes, são 50 m2. Todos possuem duas camas grandes, muito confortáveis, muito bem decorado e aconchegante. Já o banheiro também é grande, mas faltam alguns detalhes como locais para pendurar as toalhas. Sendo um quarto tão grande (acomoda 4 pessoas), não ter local para todos pendurarem suas toalhas é um "pecado" meio básico, mas.... 

A comida é espetacular e muito bem feita, adorei. Como chegamos antes do horário de check-in, fomos direto pro restaurante e o chef fez um peixe dos deuses para almoçarmos. Muito gostoso, mesmo... maravilhoso.

A piscina fria é bem grande e tem uma menor e aquecida que é super gostosa. A recreação é bem atuante tanto para crianças quanto adultos. Para complementar a diversão, o hotel oferece parquinho e quadras de tênis e futebol.

A única dúvida é que, sendo o nome "Haras", achei que veria um monte de cavalos, coisa que não vi quase nenhum. 

Foi um fim de semana muito gostoso com o grupo da escola.

 

 

5) Pousada Acalanto - Conservatória - 152 km

Fomos numa época em que era hotel e oferecia uma boa infraestrutura.

Os quartos bons e comida era bem estilo de fazenda, ou seja, maravilhosa. A piscina era pequena, mas comportava o número de hóspedes.

Como ele é do mesmo grupo do Villarejo, podíamos ir a esse outro hotel numa jardineira e aproveitar a fazendinha que é muito legal e com muitos bichos para a criançada se divertir. Além de um lago enorme para passear.

Ele passou um período fechado e agora reabriram como pousada. Não sei exatamente quais foram as alterações, mas era um hotel muito bom.

Como é bem perto de conservatória, o passeio pela cidadezinha é obrigatório e vale muito a pena.

 

Bem, essas foram as primeiras cinco dicas de hotéis fazenda próximos do Rio agora é só aguardar o próximo post com mais cinco. Mas se você já tem algum em mente e precisa de acessórios para facilitar a sua viagem, dá um clique aqui na Cadê a Gi?, temos tantas coisas legais.

Porque viajar é bom demais e a gente não cansa de compartilhar.


Compartilhe esta postagem



← Postagem anterior Postagem seguinte →


Gostou? Deixe um comentário 😉

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. A data de publicação será a data de aprovação.